13 de dezembro de 2017

"A CPAD publicou a obra de um autor calvinista, e agora?"



Por Everton Edvaldo.

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus  (CPAD) publicou a obra " Os Tesouros de Davi", comentário do livro dos Salmos, escrito por C.H. Spurgeon, um autor calvinista, e agora?

Ei, calma! Isto não é o fim do mundo! Sim, não é! Alguns cristãos que há pouco, despertaram a respeito do tema envolvendo a mecânica da Salvação/ Arminianismo x Calvinismo, estão agitados porque a CPAD, uma editora cujo viés doutrinário está amplamente enraizado no Arminianismo-Wesleyano, publicou uma obra de um autor calvinista.

Todavia, será que os motivos que estão sendo apresentados, são sustentáveis à luz da realidade? Porque a CPAD não deveria publicar esta obra? O que estamos temendo? Pois bem, abordamos um pouco desse assunto no artigo de hoje.

Primeiramente, não é a primeira vez que a CPAD publica uma obra cujo autor é calvinista. Vários livros de autores calvinistas, cujo assuntos não abordam necessariamente, o campo doutrinário da Soteriologia, já foram publicados pela CPAD. Darei aqui alguns exemplos:

Pecadores nas Mãos de um Deus Irado e outros Sermões. Jonathan Edwards.

A Segunda vinda. John MacArthur Jr.

Ministério Pastoral. Alcançando a excelência no ministério cristão. John MacArthur Jr.

Segundo, não é a primeira vez que Spurgeon ganha espaço na CPAD.

Há alguns anos, a CPAD publicou a obra: O melhor de Spurgeon. 120 devocionais diários para alimentar seu espírito e refrescar sua alma. 

Sem falar que a tão renomada e reconhecida obra "Heróis da Fé" de Orlando Boyer, tem um capítulo inteiro falando de Spurgeon. Detalhe, essa obra também foi publicada pela CPAD e é bastante estimada por todos nós assembleianos.

Alguns assembleianos estão temendo, pois,  a CPAD publicou a obra de um calvinista, mas na verdade, tal temor não deveria existir entre nós. 

Primeiro, a obra não se trata de calvinismo. Spurgeon não viveu sua vida inteira pregando apenas calvinismo. A Bíblia está repleta de  outros assuntos que foram abordados pelos teólogos ao longo dos séculos, e que não falam de soteriologia Calvinista ou Arminiana de forma direta ou essencial em suas obras. Este é o caso dos "Tesouros  de Davi" lançado pela CPAD. A natureza do livro não é voltada para esta controvérsia.

Segundo, a obra vai muito além da questão: calvinismo x arminianismo. A importância de termos "Os Tesouros de Davi" traduzido de forma completa pela CPAD aqui no Brasil, significa uma grande vitória para a literatura cristã e teológica brasileira. Sem dúvida, é uma grande conquista!

No Brasil, tínhamos essa obra em língua Portuguesa de forma muito resumida pela editora Shedd. É o livro: "Esboços Bíblicos de Salmos" de C.H. Spurgeon, obra que traz apenas alguns sermões do príncipe dos Pregadores a respeito do livro dos Salmos. 

Terceiro, apesar de ser calvinista e de ter se envolvido em dezenas de controvérsias com arminianos e hiper-calvinistas durante sua vida, Spurgeon foi um homem de Deus e produziu muito material teológico valioso para nós cristãos.

Não é porque ele foi calvinista que devemos repudiar tudo quanto ele escreveu, mas devemos seguir o conselho do apóstolo Paulo: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5.21).

"Os Tesouros de Davi" entra nesta categoria. Devemos ler com cautela, conforme os escritos de todos os homens, pois, qualquer livro que não esteja na Bíblia, está sujeito ao erro e é digno de uma leitura cuidadosa da nossa parte. Mas convém lembrar que: tal fato não se constitui um impedimento para a obra não ser publicada.

Sem falar que, antes de publicar tal obra, a CPAD trabalhou em cima de um objetivo:a edificação do público alvo e constatou que a obra cumpria esse objetivo, fato este que  fez com que o projeto de publicação fosse levado adiante.

Alguns assembleianos não gostaram da publicação feita pela casa, pois Spurgeon não faz parte da confessionalidade da CPAD. Que a CPAD é uma editora confessional, todos nós sabemos, mas se por confessionalidade, entende-se como sendo publicar apenas autores que sejam arminianos e pentecostais, tal pressuposto deve ser reavaliado pelas nossas mentes.  Publicar apenas livros de autores que sejam unânimes nas suas crenças com toda a confessionalidade assembleiana é algo que empobrece e limita as rédeas do conhecimento teológico.

Por exemplo, a publicação de livros escritos pelo Norman Geisler. Geisler acredita que "uma vez salvo, salvo para sempre", e inclusive ele se considera um calvinista moderado, embora sua teologia esteja mais próxima de um entendimento arminiano do que do calvinismo propriamente dito. A CPAD já publicou alguns livros do Geisler e certamente, se fôssemos seguir à risca a confessionalidade, Geisler não deveria ser publicado pela CPAD, haja vista que ele aqui e acolá foge da nossa confessionalidade.

Sendo assim, não existe um motivo verdadeiramente justo que nos faça crer que a CPAD não deveria publicar o "Os Tesouros de Davi" escrito por Spurgeon. Essa obra, agora publicada em língua portuguesa, certamente, será uma fonte de bençãos para nossas vidas. 

Spurgeon passou mais de 20 anos preparando "Os Tesouros de Davi", que é o maior comentário do livro de Salmos já compilado! Quando terminou essa obra, ele exclamou:

"Abençoados foram os dias que passei meditando, condoendo-me, esperando, crendo e escutando com Davi! Poderia eu esperar passar horas mais alegres deste lado do portal de ouro?" (The Theasury of David, vol 7. (Londres, 1890).

Caro leitor, não se deixe intimidar por certas críticas que circulam nas redes sociais. Vale apena adquirir esta obra recém lançada pela CPAD e só depois de lê-la, tirar suas próprias conclusões sobre o que estou dizendo. Se estiver ao seu alcance, compre! Todavia, se não tiver interesse, não fique tecendo comentários maldosos para outras pessoas. 

Eu discordo do calvinismo de Spurgeon, e de vários outros pontos que ele veio a defender enquanto vida, mas isso não me impede de lê-lo, nem de admirá-lo. Contudo, ficar tentando boicotar a obra por motivos frívolos não é uma atitude madura. 

Que o SENHOR continue trabalhando através da boa literatura cristã e que nós venhamos desfrutar de tais bençãos!

Que Deus nos ajude!

3 comentários:

  1. Muito me impressiona sua postura diante do caso irmão Everton, você leu partes da obra? A ideia não é impedir a publicação de autores calvinistas, e sim, de evitar publicações de obras que vão de encontro ao nosso credo, à declaração de fé, e de encontro à nossa teologia. Você acha isso coerente? Acha normal uma editora confessional como é a CPAD publicar ensinos contrario a nossa teologia? Mais uma vez lhe digo, estou surpreendido com sua posição. Apesar de respeita-la, discordo veementemente, um abraço meu irmão, e a Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão, vá orar seu desviado! pelo visto você não é um evangélico de verdade, mas um doente e alienado pela assembéleia de Deus

      Excluir
  2. Vou deixar aqui a minha crítica a CPAD, a qual eu faço não pelo fato de publicar obras de cunho calvinista, mas sim por publicar obras pela metade e também por alterar algumas obras adaptandoas de acordo com suas crenças doutrinárias. Existem dois comentários biblicos no catálogo da editora que não foram concluídos, publicaram apenas dois volumes de cada obra e não publicaram o restante, sem dar a menor satisfação aos clientes. Se eu soubesse que fariam isso, nem sequer compraria os volumes que foram publicados, pois detesto comprar algo pela metade. Além do mais, um cristão ou uma organização que se diga cristã, nunca deve fazer nada pela metade, ou seja, nuca deve começar algo e deixar sem concluir, pois Deus não se agrada desse tipo de comportamento. Recentemente, também soube que a obra Teologia Sistemática de Norman Geisler não foi publicada na sua totalidade. Também fiquei sabendo que a editora alterou a obra do historiador Flávio Josefo, pois Josefo acreditava que filhos de Deus em Gênesis capítulo 6 eram anjos. Até onde eu soube, na primeira edição, a editora publicou essa obra fielmente de acordo com a obra original de Josefo. Porém, na segunda edição, alteram o conteúdo. Independente de quem eram os filhos de Deus em Gênesis 6, e deixando essa questão de lado (pois não é esse o objetivo desse comentário), o que está em jogo é que quando alguém compra uma obra literária, o faz achando que tal obra está de acordo com o orinal, e acredito que todos pensam dessa maneira quando se propõe a comprar tal obra. Também soube que a editora fez alterações em outras obras. Sem falar na polêmica envolvendo a Bíblia de Estudo Dake.
    Ao invés de ficar publicando "toneladas" de livros de auto ajuda, porque a editora não conclue as obras que deixou pela metade? Pois isso é uma tremenda falta de respeito e consideração para com os clientes e consumidores.
    Está mais do que na hora do povo evangélico começar a boicotar essa editora.
    Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir