11 de fevereiro de 2017

Cinco motivos para frequentar a Escola Bíblica Dominical


Por Everton Edvaldo

Introdução: A Escola Dominical é um dos maiores instrumentos da atualidade à serviço do reino de Deus. Isso se dá porque à medida que cresce o número de pessoas convertidas ao Evangelho, também cresce a necessidade de instruí-las na Palavra de Deus. Vejamos agora, cinco motivos para um crente ingressar na Escola Dominical.  

I- A EBD INCENTIVA O ESTUDO CONTÍNUO E REFLEXIVO DA BÍBLIA 

Sim, ao ingressar na EBD, o crente tem à sua disposição um ambiente ideal para estudar a Bíblia, tirar suas dúvidas e aprender com outros irmãos. Cada faixa etária, com conteúdo precisamente elaborado, foca no aprendizado com dedicação e atenção, trazendo benefícios  positivos para quem é aluno assíduo.

Na EBD encontramos professores qualificados, tementes a Deus, sábios e orientados para lidar com as necessidades e dificuldades do aluno. Ao frequentarmos a EBD, temos a oportunidade de crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. 

Bem sabemos que aprender é um requisito básico para quem quer crescer espiritualmente. Entretanto, para aprender, é preciso conhecer aquilo que cremos ser a verdade. 

Como bem disse Agostinho: "Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo que creio conheço." (FERREIRA, p. 83). 

Diante dessa necessidade, a EBD ocupa hoje um papel importante nas nossas vidas. 

II- A EBD ABRE ESPAÇO PARA UMA EFICAZ APRENDIZAGEM BÍBLICA 

A EBD é um lugar perfeito para examinar as Escrituras. Já aconteceu com você de o pregador falar algo no púlpito que lhe deixou com dúvidas? Ou de não ter a entendido bem o que foi ensinado no culto de doutrina? 

Pois bem, a EBD abre espaço para o diálogo coletivo e o exame das Escrituras. No momento que está sendo transmitido o ensino, o aluno tem a oportunidade de manifestar suas dúvidas e obter respostas. 

Isso é uma eficácia tremenda para nosso aprendizado. Os estudiosos estimam que aprendemos apenas 20% do que se ouve, 30% do que se vê, 70% do que se examina e 90% do que se faz ou participa. Entendeu como é importante não faltar a EBD? 

III- A EBD CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DA FAMÍLIA

Nem sempre a família tem tempo para se reunir em casa para adorar e estudar as Escrituras. Isso acontece por causa das diversas ocupações que estamos sujeitos na atualidade. O pai e a mãe trabalha, os filhos estão na escola e nesses encontros e desencontros é raro a frequência que se sentam para aprender a Palavra de Deus.

Além disso, nem sempre os pais conseguem administrar o tempo de maneira que consigam estudar algo durante a semana para transmitir à família. 

Por outro lado, como disse Elinaldo Renovato: "Na ED, principalmente nos moldes tradicionais, tem-se uma oportunidade rica de se edificar vidas e famílias, através do ensino ministrado nas diversas classes distribuídas por faixas etárias." (LIMA, p. 128).

Ali, os pais aprenderão como lidar com os filhos, na criação, desenvolvimento e necessidades; os filhos, aprenderão como enfrentar o mundo de maneira santa, pura e piedosa e também como defender sua fé seja na escola, faculdade ou trabalho. 

É essencial que crianças, adolescentes e jovens estejam empenhados na EBD, entretanto, não deixe seus filhos irem sozinhos à EBD, vá com eles e certamente os frutos virão a seu tempo.

Não é em vão que Salomão escreveu sabiamente: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22.6).

IV- A EBD FORTALECE A DEFESA DA FÉ CRISTÃ

Estamos vivendo tempos difíceis em que o ceticismo tem encontrado abrigo no coração de muitos. Não só o ceticismo como a multiplicação de falsas doutrinas e de falsos mestres. 

Por isso, devemos estar munidos do verdadeiro conhecimento bíblico afim estarmos "... sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós." (1 Pedro 3.15).

As falsas ideologias estão guiando a sociedade moderna. Tanto ideologias políticas quanto religiosas. Contudo, ao frequentar a EBD o aluno tem a oportunidade de se preparar para defender sua fé.

Graças ao seu currículo bem elaborado, o aluno terá conhecimento bíblico, teológico e ortodoxo afim de defender-se dos ataques do liberalismo, teologia da prosperidade, marxismo, seitas e heresias, materialismo, evolucionismo, ateísmo, falsas ciências, etc. 

Lembro-me de quando adolescente ter passado por diversas situações na sala de aula em que se fazia necessário conhecer as Escrituras. Vez ou outra haviam professores que diziam que a Bíblia era um livro cheio de mitologias e que pintavam um Jesus totalmente diferente da Bíblia. Ao chegar na EBD, compartilhava minhas experiências para os amigos de minha classe, contando-lhes os questionamentos e como respondê-los de forma sábia e pacífica. Certamente a EBD contribuiu muito e ainda contribui para minha fé.

De acordo com Elinaldo Renovato: "Com lições que ensinam sobre seitas e heresias, a ED presta uma contribuição excelente, para que os crentes não caiam nas armadilhas sutis das falsas religiões, que se apresentam travestidas de cristãs, mas, na realidade, são instrumentos do Maligno para afastar as pessoas de Deus." (LIMA, p. 135). 

V- A EBD INFLUENCIA NA FORMA COMO ADORAMOS A DEUS 

A EBD também nos dá a oportunidade de adorarmos ao SENHOR, de sermos gratos a Ele por tudo quanto tem feito por nós. É belo ver um crente se deslocando para a casa de Deus logo no primeiro dia da semana, oferecendo seu tempo, sua mente e seu entendimento para orar, adorar e aprender acerca de Deus. Deus se agrada de quem se interessa em conhecê-lo e jamais se privará de revelar-se aos que o buscam com sinceridade. 

Certamente, um crente que vai à EBD de coração não tem prazer nas coisas do mundo. Como disse Agostinho: "Aquele que se alimenta interiormente com a palavra de Deus não procura no deserto desta vida o prazer." (FERREIRA, p. 95). 

Antes, o seu prazer está nos mandamentos do SENHOR: "Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo." (Salmo 119.47). 

Saímos de lá alimentados para enfrentarmos as adversidades da vida e nutridos com a direção de Deus. Isso é maravilhoso! 

Conclusão: Poderia ter listado vários outros motivos que temos para frequentarmos a EBD, no entanto, me limitei a apenas cinco. Sem dúvida, Deus tem se utilizado da Escola Dominical para abençoar vidas, famílias e ganhar almas para o reino. Conforme os crentes amadurecem na Palavra de Deus, o testemunho pessoal é fortalecido e o interesse pelo evangelismo é despertado, resultando em benefício para a igreja de Cristo e Seu Evangelho.

Portanto, procure uma Escola Dominical mais perto de sua casa, convide sua família, amigos e vizinhos e os leve para a casa do SENHOR. 

Que Deus nos ajude!

Bibliografia

FERREIRA, Flankin. Agostinho de A a Z. São Paulo: Vida, 2007.

LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família cristã e os ataques do inimigo. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

6 comentários:

  1. muito bom , vou passar para a escola dominical onde congrego

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo,peço permissão para transcrever no boletim dominical, da igreja que sou pastor

    ResponderExcluir
  3. vi em outro artigo sobre a possibilidade de mudança da escola de dominical para outro dia da semana rsrsrs e acho que, dependendo do tamanho da igreja, poderia haver outras opçoes de dias. hoje o trablaho e muito dinamico, minha noiva trabalhava até o sábado, de seg a sab acordando as 6h, da manaha e indo dormir as 00h não é pra todo mundo! domingo fica difícil vc acordar também esse horário para ir pra escola, e não venham falar que é fazer um esforço não pq o corpo também precisa de descanso.

    ResponderExcluir
  4. Fica a dica!!!
    DEUS SEJA LOUVADO

    ResponderExcluir
  5. Num domingo se estiver um evento festivo ninguém falta mais para EBD arruma uma desculpa

    ResponderExcluir
  6. EU ESTOU VISITANDO ESTÁ PÁGINA PORQUE EU QUERO APRENDER MAIS SOBRE AS ESCRITURAS EU ACHO MUITO IMPORTANTE PARA MIM

    ResponderExcluir